---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco

  • Bem vindos a Lauro Müller

    A tarefa de conseguir separar o então distrito de Lauro Müller do município de Orleans não foi nada fácil. Primeiro foi necessário conquistar a maioria dos votos na Câmara de Vereadores de Orleans. E foi no dia 23 de outubro do ano de 1956, que a Resolução nº 89 foi aprovada em primeiro turno, por cinco votos a favor e 4 contrários. Mas era preciso uma segunda e última votação e essa aconteceu no dia 25 do mesmo mês e voltou e receber os cinco votos favoráveis. Desta vez os quatro vereadores que votaram contra na primeira votação, abstiveram-se, ou seja, deixaram de votar. Votaram pela emancipação do distrito de Lauro Müller, os vereadores Estevão Querino Tournier; Evaldo Scharf Cardoso; José Cavalcante de Albuquerque; Manoel Antunes e Venício Campos.
    Mas não era só isso. Ainda era preciso que os deputados estaduais, também aprovassem essa divisão. E foi assim, no clima das festas de natal daquele ano de 1956, que, em 6 de dezembro, o então Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Paulo Konder Bornhausen, promulgou a lei nº 273 "que Cria o Município de Lauro Müller". A primeira batalha era, então, vencida. Lauro Müller fora fecundada; já existia nos papéis; mas para nascer, de fato, precisava ser instalada. Foi o então Governador Jorge Lacerda, pelo decreto nº 60 de 11 de janeiro de 1957, quem fixou a data de 20 de janeiro daquele ano, para a instalação do município de Lauro Müller. No mesmo dia, 11 de janeiro de 1957, o Governador Jorge Lacerda assinou portaria nomeando o primeiro mandatário de Lauro Müller. Às 11 horas da manhã do dia previsto, 20 de janeiro de 1957, na presença do Vice-Governador Heriberto Hülse, na sua sede provisória - uma sala cedida pela então Companhia Barro Branco - aconteceu o ato de instalação do novo município e a posse do Prefeito Provisório Izaac Bertoncini.

    Nascia Lauro Müller. Agora era necessário organizar a administração e, para isso, tinha que eleger o primeiro prefeito e os primeiros vereadores. A primeira eleição aconteceu no dia 12 de maio de 1957 e no dia 23 de junho foram empossados como prefeito, o senhor Flávio Righetto e os primeiros vereadores: Alexandre Doneda, Benjamin Bittencourt Barreto, Fernando Estevam, Gil Ivo Losso, Octávio Belmiro, Orestes Righetto e Valmor Jung. Presidiu a Câmara de Vereadores, nesta primeira legislatura, o Vereador Orestes Righetto.

  • IDMS - Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

    Índice Geral: 0,639

    O IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. Esse índice, ao avaliar o desenvolvimento, configura-se como uma ferramenta de apoio à gestão capaz de evidenciar as prioridades municipais e regionais e situar as municipalidades em relação a um cenário futuro desejável. A sustentabilidade é entendida como o desenvolvimento equilibrado das dimensões Social, Cultural, Ambiental, Econômica e Político-institucional.

    Sociocultural

    0,711

    Econômica

    0,542

    Ambiental

    0,735

    Político Institucional

    0,569

Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco