Lauro Müller zera fila de espera para cirurgia de catarata.

Publicado em 10/04/2019 às 10:18 - Atualizado em 10/04/2019 às 10:18

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller encaminhou 21 pessoas que residem no município para o Mutirão de Catarata realizado no Hospital Santa Teresinha - HST, de Braço do Norte, por meio de um convênio com Governo do Estado. A ação, realizada no último sábado e domingo (6 e 7) visou zerar a fila de espera de pacientes que se encontravam cadastrados no Sistema Nacional de Regulação - SISREG.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Carla Zabotti Dias, é uma satisfação poder ver as pessoas que estavam aguardando na fila agora voltando a enxergar normalmente, socializar com a família e amigos e ter uma vida independente.

A catarata é como se fosse uma pele que cresce atrás da íris e acaba impedindo a passagem de raios luminosos que formam a imagem. Isso atrapalha a visão e é responsável pela cegueira de 20 milhões de pessoas no mundo. Cerca de 350 mil são do Brasil. O único procedimento ou tratamento disponível para a catarata é a cirurgia. O problema costuma surgir com o avançar da idade e atinge cerca de 60% dos idosos.