Secretaria de Agricultura prepara equipamentos para demanda de produtores

Publicado em 10/09/2019 às 16:34 - Atualizado em 10/09/2019 às 16:34

Início do plantio em Lauro Müller movimenta a secretaria com preparo da frota e implementos

10/09/2019 – O Governo de Lauro Müller, através da Secretaria de Agricultura, prepara a frota de tratores rurais e implementos agrícolas para o início do plantio da safra 2019/2020, principalmente para a cultura do milho. O município tem em atividade quatro tratores, três plantadeiras, duas grades, três ganchos e um arado para cultivo do solo. Novos implementos estão sendo comprados para uso dos agricultores, todos com recursos próprios.

Entre eles, o município está adquirindo uma grade, um gancho e um arado especial para cultivo de fumo, todos implementos novos. A Secretaria de Agricultura já investiu cerca de R$ 400 mil em equipamentos, com recursos vindos da prestação de serviços aos agricultores. Segundo o Secretário da pasta, Acione Andrade Izidoro, os valores pagos pelos agricultores ao alugar o serviços de um dos equipamentos agrícolas volta como investimento em nova aparelhagem. “O produtor rural acaba tendo retorno do valor que pagou para usar uma dos tratores, uma das grades, enfim, o investimento volta para ele na forma de equipamentos novos e com maior produtividade”, afirma.

São cerca de 30 pedidos para Ordens de Serviço somente para uso dos equipamentos de aração, gradeamento e plantio, oferecidos pelo município. O pedido das horas/máquina deve ser feito diretamente na secretaria, que fica na Garagem Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 16 horas.

Além dos trabalhos de maquinário para plantio da safra, a Secretaria de Agricultura de Lauro Müller também executa melhorias nas propriedades, através do programa Porteira para Dentro. Através dele são executados serviços para preparação de estradas das propriedades, acessos a galpões, e granjas de frangos, suínos e vacas leiteiras. A Secretaria de Agricultura alcançou, com o programa Porteira para Dentro, a totalidade na melhoria dos acessos e pátios em aviários em todo o município.