Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

utilidade publica
Outubro Rosa: O Mês de Conscientização do Câncer de Mama

Publicado em 07/10/2020 às 13:50 - Atualizado em 07/10/2020 às 13:50

Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Diante da importância deste mês, conhecido como Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Lauro Müller adere todos os anos a campanha e compartilha informações promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce.

A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil ocupa o segundo lugar entre todos os tipos de cânceres detectados, ficando atrás do câncer de pele não melanoma, e representa um quarto dos novos casos da doença a cada ano.

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, depois de uma iniciativa do Congresso Norte Americano que unificou as ações pontuais que já eram realizadas nos diferentes estados sobre a doença.

A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – que deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

Prevenção da doença

A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos. No entanto, o controle dos fatores de risco também é eficaz. O estímulo aos fatores protetores são importantes devido ser por meio deles ser possível reduzir o risco de desenvolver a doença.